A Comissão do Esporte (CESPO) da Câmara dos Deputados aprovou o projeto 3514/2023, de autoria do deputado federal Marcos Pollon (PL-MS), que dispõe sobre incentivos e benefícios para fomentar as atividades de tiro desportivo.
O projeto tem a intenção incentivar os investimentos das empresas que exploram o mercado de armas e munições em projetos de tiro desportivo e paradesportivo através de benefícios fiscais. A proposta prevê a dedução de até 15% do imposto de renda como patrocínio ou doação no apoio direto a projetos de tiro desportivo e paradesportivo.
O objetivo é promover e incentivar a prática do tiro desportivo visando facilitar o acesso a equipamentos e recursos para treino e competições através de benefícios fiscais para empresas do segmento de armas e munições no Brasil.
O tiro desportivo foi a modalidade responsável pela primeira medalha olímpica e a primeira medalha de ouro do Brasil nos jogos da Antuépia, na Bélgica, em 1920. Guilherme Paraense foi o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha de ouro.
O tiro desportivo é uma modalidade reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional e pelo Comitê Olímpico do Brasil, sendo praticada em diversos países com elevado padrão educacional.
Crédito imagem: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados